A utilização dos aparelhos biomédicos disponíveis no mercado possibilita, dentre outras vantagens, o contato do aluno com "a prática", evitando o grande número de estudantes na beira do leito, fatigando o paciente e reduzindo a qualidade das aulas.
Imagem retirada de pensieridicartapesta.it |
Desde longínquos tempos, a imagem de vários estudantes cercando um paciente acontece nas mais variadas faculdades. Entretanto, algumas inovações biomédicas permitem que o aluno tenha a oportunidade de auscultar, tocar, agir, sem que o paciente seja submetido a exaustivas horas de conversação, além de reduzir o risco para este e permitir que o estudante adquira habilidades antes mesmo de deparar situações que as exigam.
Imagem retirada de sevenmed.com.br |
O Laboratório de Habilidades da Universidade Federal do Ceará, dentre outras aquisições, possui manequins que permitem auscultar sons pulmonares e cardíacos os mais variados. Roncos, sibilis, B3 e tantos outros sons podem ser controlados por meio de um controle remoto e, com alguns cliques, pode-se ter a experiência de auscultar um paciente com DPOC, com endocardite bacteriana ou ainda com crise asmática. O manequim possui estetoscópio de saída única e dupla e os sons só podem ser auscultados nos focos cardíacos e pulmonares corretos.