Sobre


O treinamento de habilidades clínicas dentro do currículo médico visa desenvolver as competências necessárias para o exercício adequado da medicina.
O treinamento de habilidades implica num conjunto de saberes e práticas. Para tanto, o estudante de medicina deverá familiarizar-se com técnicas voltadas para o desenvolvimento da comunicação e de destrezas manuais. Esses atributos são importantes para proporcionar capacitação técnica e desenvolvimento de raciocínio lógico, integrando conhecimentos básicos e clínicos.

O programa compreende diversos módulos, assim distribuídos:

  • treinamento de habilidades de comunicação, como, por exemplo, ao realizar entrevistas, histórias clínicas e discussão de situações clínicas;
  • treinamento de habilidades clínicas específicas, tais como a realização de exame físico, de procedimentos médicos e de exames laboratoriais;
  • acesso aos meios contemporâneos de informação médica e capacitação para a leitura crítica de artigos e textos.

Para o desenvolvimento deste programa foi implantado na Faculdade de Medicina da UFC o Laboratório de Habilidades. Esse novo espaço de aprendizagem dispõe de infraestrutura adequada, facilitando o treinamento do exercício da prática médica. Utilizam-se a simulação de situações e programas específicos e estruturados, respeitando preceitos éticos e humanísticos.

A proposta do Laboratório de Habilidades é propiciar, de forma interativa, a abordagem dos vários aspectos clínico-laboratoriais envolvendo as patologias clínico-cirúrgicas. Para tanto serão utilizados manequins, vídeos, simuladores e outros materiais criativos desenvolvidos por docentes e/ou discentes, incluindo a montagem de estações planejadas, possibilitando assim a repetição do processo e a utilização para avaliações formativas e somativas.

Coordenadores: Profa. Valéria Goes e Prof. Francisco das Chagas Medeiros
Secretária: Mayara Mota
Monitora: Audinne Ferreira